Fundação Santander quer acelerar start-ups portuguesas com o Santander X Award

19/10/2022

O Santander X Award apoia start-ups universitárias de alto impacto em Portugal. As candidaturas podem ser feitas até dia 21 deste mês.

Apostada em apoiar projetos promissores, a Fundação Santander tem em curso mais uma edição do Santander X Award | Portugal 2022 – Accelerate. Trata-se de uma iniciativa destinada a start-ups universitárias de base tecnológica com potencial disruptivo, inovadoras e legalmente estabelecidas, mas com menos de 10 anos de vida.

O objetivo da categoria Accelerate do Santander X Award é apoiar as start-ups na sua entrada para o mercado, oferecendo-lhes visibilidade, exposição internacional e mentoria por profissionais conhecedores da sua área de negócio.

Para poderem concorrer, o que podem fazer até dia 21 de outubro, próxima sexta-feira, as start-ups tem de cumprir alguns requisitos, entre os quais, vendas anuais verificáveis que não ultrapassem os 300 mil euros, ou terem recursos humanos de entre 2 a 25 pessoas, ou terem financiamento em capital de lançamento (“seed capital”) entre 100 mil e 1 milhão de euros.

É recomendável que pelo menos um cofundador domine a língua inglesa, já que se for selecionado, vai competir a nível global.

Apenas os 10 melhores projetos serão selecionados para participar na final perante um júri composto por quadros do Banco e pessoas de referência do ecossistema empresarial. Se forem selecionados como finalistas, a Fundação ajuda-os a preparar o pitch ao júri que irá selecionar os vencedores.

Por sua vez, a Fundação Oxentia (que faz parte da Oxentia – Oxford’s Global Innovation Consultancy, nascida como uma divisão da Universidade de Oxford Innovation), irá oferecer tutoria sobre gestão da inovação, comercialização de tecnologia e empreendedorismo.

No final serão escolhidas as três equipas vencedoras do Santander X Award | Portugal 2022 – Accelerate que ficam automaticamente habilitados a participar na competição Santander X Global Award.

Fonte: Link to Leaders, 19/10/2022 (com alterações)