Projetos Sociais e Ambientais

Na Fundação somos ativador e somos parceiro: somos um agregador de recursos e vontades dos mais diversos agentes da sociedade, das instituições educativas às empresas, passando pelas IPSS. Investimos na educação de todas as gerações como via privilegiada para um maior desenvolvimento, mais justo, mais inclusivo e mais sustentável.

Iniciativa de inclusão e literacia financeira

Instituições apoiadas
direta e indiretamente

Pessoas apoiadas

Projetos em Destaque

TUMO Coimbra

A Fundação Santander é mecenas do primeiro centro TUMO no país.

No TUMO Coimbra, os alunos poderão adquirir competências em oito áreas. Todas unem a tecnologia à criatividade através de um método inovador que lhes permite gerir o próprio ritmo de aprendizagem. Sem professores, o centro funciona de forma presencial, fora do horário escolar e é totalmente gratuito graças a parceiros como a Fundação Santander Portugal. As inscrições estão abertas. Os primeiros jovens começam a aprender no TUMO Coimbra em setembro de 2023.

Projetos em Destaque

Para ajudar os mais novos a compreender conceitos básicos sobre como funciona o dinheiro e a poupança, lançámos o livro “Maria e o Segredo da Poupança”.

Divulgado também em formato e-book, o livro é da autoria de membros do Hub de Lisboa dos Global Shapers – comunidade jovem do Fórum Económico Mundial. Resulta de uma parceria entre os autores, o Grupo Leya e a Fundação Santander Portugal.

Escrito por David Cruz e Silva, Isabel Abreu Lima, Duarte Gouveia, Ricardo Figueiredo e Pedro Rocha e Mello, este livro tem servido de base para os nossos colaboradores divulgarem conceitos simples de literacia financeira a alunos do 1º ciclo.

Família Santander junta famílias ucranianas

Move Together

Numa iniciativa inédita, o Santander em Portugal juntou-se à Paróquia do Campo Grande e
mobilizou-se para ir buscar à Polónia perto de 180 refugiados ucranianos que tinham alguns
laços com Portugal: seja através de familiares ou amigos.

Programas de apoio à Comunidade

Conheça alguns dos projetos em que participamos

Educação para todos

Orquestra Sem Fronteiras – OSF

Somos parceiros da Orquestra Sem Fronteiras (OSF) desde a sua formação.

A missão da OSF é fundamentalemtne manter, na zona de fronteira, um programa de música regular de qualidade na área da música clássica. Ao receber músicos portugueses e espanhóis, apoia e fixa o talento jovem no interior do país, combatendo o abandono do ensino da música e premiando o mérito académico.

Em 2022, a Orquestra venceu o Prémio Carlos Magno para a Juventude, o mais importante prémio europeu dirigido aos jovens e promovido pelo Parlamento Europeu.

Na corrida ao Prémio estavam 455 candidatos provenientes de todos os Estados-membros da União Europeia.

Contas À Vista

O primeiro projeto Contas à Vista, que decorreu no ano letivo 2022/2023, abrangeu mais de 1000 alunos. Por isso, não queremos ficar por aqui: no próximo ano letivo, queremos chegar a 95 turmas e 1900 estudantes.

O Contas à Vista faz parte da estratégia da Fundação Santander Portugal para a Educação, que passa pela área da Literacia Financeira. As turmas englobam alunos do Ensino Secundário, cujas idades vão dos 15 aos 17 anos. O projeto assume assim uma elevada importância na entrada na vida adulta e universitária.

Ao longo do ano letivo transato, foram realizados quatro cursos com destaque para temas como a entrega do IRS, a diferença entre valores líquidos e brutos, o processo de abertura de conta ou a atribuição de crédito à habitação aos alunos, que receberam os nossos voluntários com muito entusiasmo.

Em simultâneo, este ano letivo a Fundação realizou um piloto para testar a implementação do projeto com recurso a voluntários do Banco. Quatro colaboradores aceitaram o desafio de integrar este projeto-piloto, sobre o qual sabiam muito pouco. Um mês depois da primeira edição ter chegado ao fim, mostram-se satisfeitos – e com vontade de repetir a experiência junto de novos Colaboradores.

A área metropolitana da Grande Lisboa vai testar um projeto piloto com a plataforma portuguesa myMentor, desenvolvida pela Associação Better Future em parceria com o IEFP, para aumentar competências de gestão de carreira e empregabilidade.

myMentor

O myMentor surge para fazer face à instabilidade do mercado laboral. Através de uma plataforma especializada, este projeto ajuda na procura de emprego, na preparação para o mercado de trabalho, na atualização de competências e na mudança de rumo profissional. Este projeto tem como público alvo desempregados, trabalhadores com trabalho precário e baixas qualificações, jovens e/ou adultos que estejam a ingressar no mercado laboral e quem queira evoluir na sua profissão e/ou rever os seus objetivos profissionais.

A plataforma disponibiliza questionários que permitem fazer uma avaliação de competências profissionais, sistematizando as competências desenvolvidas, as que necessitam de desenvolvimento e explorando possibilidades formativas para adquirir competências em falta. Há também uma área que permite ao utilizador avaliar as suas competências de empreendedorismo.

O myMentor permite aceder a informação atualizada diariamente sobre as profissões com mais ofertas de emprego em Portugal, através da análise e recolha em várias plataformas de emprego online. As oportunidades de emprego estão organizadas por profissão, localidade e data de publicação.

Este site permite ainda aceder à descrição de cerca de 3.000 profissões, com as competências e conhecimentos que lhe são associados, e disponibiliza informação acerca de 10.000 competências e uma base de dados com mais de 10.000 cursos e formações associados a competências. A plataforma indica quais as formações mais apropriadas para as competências necessárias.

A myMentor é uma plataforma totalmente portuguesa, com apoio do Portugal 2020, através dos Programas CRESCAlgarve 2020 e Lisboa 2020, ao abrigo da Iniciativa Portugal Inovação Social.

Criada pela Associação Better Future, conta com a parceria do Instituto de Emprego e Formação Profissional e da Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional.

Aceda aqui à plataforma myMentor.

Fonte: Portugal 2020 (com alterações)

Teach for portugal

Teach For Portugal

O contexto onde uma criança nasce não deve influenciar as oportunidades que tem ao longo da vida”: é este o lema do Teach For Portugal, uma organização portuguesa sem fins lucrativos que pertence à rede internacional Teach For All. Ao diminuir a desigualdade educativa e proporcionar às crianças de meios mais desfavorecidos a oportunidade de atingirem o seu máximo potencial, este projeto coloca os alunos num caminho de oportunidades que trará impacto nas suas vidas a curto prazo e nas escolhas que farão para o futuro.

É através de mentores como a Ana Vaz que o propósito do Teach For Portugal se concretiza. Durante dois anos, esta mentora acompanha as crianças da Escola Básica Marquesa da Alorna, ao mesmo tempo que é apoiada pela Fundação Santander Portugal.

Embora ainda seja uma organização pouco conhecida em Portugal, a Teach for Portugal tem-se expandido rapodamente desde a sua fundação em 2019. Atualmente, a organização está presente em várias regiões do país, incluindo Lisboa, Porto e Alentejo. Está a trabalhar com mais de 40 escolas e cerca de 100 professores.

Veja também o nosso video.

A Orquestra Sem Fronteiras

Somos parceiros da Orquestra Sem Fronteiras (OSF) na sua missão de manter na zona da Raia um programa musical regular de qualidade na área da música clássica, através de uma orquestra constituída por músicos de ambos os lados da fronteira.

O objetivo é apoiar e fixar o talento jovem no interior do país, combatendo o abandono do ensino da música e premiando o mérito académico. Desde o início que estamos com a OSF, que tem Martim Sousa Tavares como maestro e diretor-geral.

Através deste projeto, podemos perceber como é que a OSF se apresenta em dezenas de localidades, sobretudo no interior raiano. É lá que oferece concertos, palestras, ensaios abertos e outras acções de pedagogia e introdução à música às populações locais.

No sentido de aprofundar o seu impacto, a Orquestra Sem Fronteiras desenvolve projectos anuais de música em comunidade, privilegiando a ligação a comunidades, escolas e outras realidades sociais no interior do nosso país.

Por último, a OSF promove valores de cooperação e integração transfronteiriça. É assim que junta, lado a lado, músicos portugueses e espanhóis, numa programação que está representada de ambos os lados da fronteira.

No seu todo, a OSF tem como matriz a criação de oportunidades de participação e fruição cultural. Através da sua atividade, a Orquestra pretende fortalecer o ecossistema social, económico e cultural do nosso país e contribuindo para a diminuição das assimetrias geográficas.

Pelo reconhecimento da importância da sua missão, a OSF tem desde 2019 o estatuto de utilidade pública cultural.

Em 2022, a Orquestra venceu o Prémio Carlos Magno para a Juventude, o mais importante prémio europeu para a juventude, promovido pelo Parlamento Europeu. Na corrida ao primeiro lugar estavam outros 454 candidatos de todos os estados-membros da União Europeia.

No mesmo ano, a OSF venceu também o Prémio Carlos Pontes de Leça da Fundação Mirpuri, e obteve uma menção honrosa no Prémio Portugal Justo, da Fundação António Manuel da Mota.

Desde que foi criada, em Março de 2019, a OSF já se apresentou em mais de uma centena de ocasiões. Apoia mais de 250 jovens músicos e chega a vários milhares de pessoas em zonas de baixa densidade populacional.

.

Associação Sara Carreira

No âmbito da Educação, com o foco na promoção da igualdade de oportunidades e promoção de talento, somos um dos mecenas da Associação Sara Carreira. A Fundação Santander Portugal apoia as Bolsas da Associação destinadas a jovens entre os 12 e os 21 anos de idade.

Com o nosso apoio, a Academia TEN implementou um projeto orientado para crianças em contextos vulneráveis e professores/auxiliares.

Academia TEN

A Academia TEN tem uma missão inclusiva: procura integrar e trabalhar com crianças e jovens de contextos desfavorecidos através de atividades como o Rugby. Com o apoio da Fundação Santander Portugal, a Academia implementou o projeto Academia TEN Casa Pia, orientado para crianças em contextos vulneráveis e professores/auxiliares.

Academia do Johnson

Somos mecenas da Academia do Johnson, que, tal como nós, acredita na educação como motor do elevador social. Esta academia atua na prevenção da delinquência juvenil na zona da Amadora e trabalha junto de jovens e crianças oriundas de meios familiares e sociais fragilizados. Proporciona a máxima estabilidade e acompanhamento escolar e pessoal, ao mesmo tempo que transmite valores humanistas assentes nos princípios da justiça, equidade, liberdade, solidariedade e autorrealização.

Acompanhamos com especial atenção a Oficina dos Pais. Este projeto procura integrar e aproximar os pais e educadores dos jovens do Bairro do Zambujal das atividades da Academia do Johnson.

Johnson Semedo deixou-nos no final de novembro de 2022, mas a Fundação Santander Portugal compromete-se a fazer com que o seu legado perdure para sempre. Veja através deste link a reportagem feita em parceria com a Cofina sobre o impacto desta Academia.

Somos parceiros da Junior Achievement Portugal, que prepara crianças e jovens para terem sucesso através de experiências transformadoras.

Junior Achievement Portugal – JAP

Somos um dos parceiros da Junior Achievement Portugal, que inspira e prepara crianças e jovens para terem sucesso numa economia global através de experiências transformadoras. Este projeto baseia-se em três pilares: cidadania e literacia financeira, educação para o empreendedorismo e competências para a empregabilidade. Os programas são desenvolvidos com o apoio exclusivo de voluntários – entre os quais colaboradores do Santander – e de outras empresas portuguesas.

No ano passado, estiveram em mais de 400 escolas e impactaram mais de 20 000 alunos do 1º ao 12º ano.

Há 12 anos que estamos com a Associação EPIS. Juntos, queremos reduzir as desigualdades e contribuir para um mundo melhor através da educação.

Empresários Pela Inclusão Social – EPIS

Há 12 anos que estamos comprometidos com o projeto da Associação EPIS. Partilhamos os mesmos valores: reduzir as desigualdades e contribuir para um mundo melhor através da educação. A Fundação Santander Portugal investe no programa de bolsas sociais que apoiam alunos carenciados durante o seu percurso no ensino secundário e universitário.

Inclusão Social

Associação Novo Futuro

A Novo Futuro tem como missão o acolhimento em pequenas casas familiares de crianças e jovens em risco social, privados de um ambiente familiar seguro. Residem nas atuais Casas da Novo Futuro, 75 crianças e jovens, com idades compreendidas entre os 8 e os 21 anos, acompanhados e orientados por uma equipa técnica e educativa especializada. A Fundação Santander apoia a Novo Futuro através do Mercado Solidário – Rastrillo, principal fonte de subsistência da Associação.

A Associação é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, de âmbito nacional, sem fins lucrativos e considerada de superior interesse social ao abrigo do estatuto do Mecenato. Fundada em Portugal em 1996 pela Srª. Drª. Maria de Jesus Barroso, adotou o espirito da Associacion Nuevo Futuro, fundada em Espanha, em 1968 com o alto Patrocínio da Infanta Doña Pilar de Borbón.

Girl Move

Por acreditamos que através da educação conseguimos transformar a vida das pessoas, apoiamos um dos programas da Academia Girl Move, que se destina a jovens mulheres moçambicanas. O grande objetivo é criar uma geração de líderes para a mudança, mulheres que possam vir a contribuir para a transformação positiva do país.

No âmbito deste programa, possibilitamos a vinda a Portugal das GirlMovers participantes na Academia. As jovens fizeram estágios em diversas áreas do Banco Santander e da Fundação. Já recebemos sete representantes desta Academia, sendo que este ano recebemos a Shamita Martins.

Apoiamos há cerca de três anos o programa ‘Destino: Emprego’ da Associação Salvador, que pretende contribuir para a capacitação e integração no mercado de trabalho.

Associação Salvador

Apoiamos há cerca de três anos o programa ‘Destino: Emprego’ da Associação Salvador, que pretende contribuir para a capacitação e integração no mercado de trabalho de pessoas com deficiência motora, assim como a sensibilização das empresas para as integrar. Desde então, os dois parceiros acompanharam 158 desempregados.

Ajudar à inclusão na sociedade das pessoas com deficiência motora e potenciar a sua integração no mercado de trabalho é a principal missão do Projeto Destino: Emprego da Associação Salvador. Nos últimos três anos, a Fundação Santander uniu-se à iniciativa numa parceria que já deu os seus frutos: de acordo com o balanço do triénio 2020-2022, da conjugação dos esforços das duas entidades resultou a integração no mercado de trabalho de 83 candidatos, do total de 158 acompanhados, em Lisboa e no Porto; foram sensibilizadas 141 empresas, 76 das quais participaram nos dois encontros de recrutamento realizados. “Nos últimos cinco anos já ajudámos a integrar mais de 350 pessoas no mercado de trabalho”, avançou Salvador Almeida, presidente da associação, alargando os números para a atividade global da entidade que dirige. “Concretamente no caso do Santander, já integrámos mais de cinco dos nossos candidatos nos quadros do banco.”

O Café Joyeux é um espaço único no País que emprega colaboradores com dificuldades cognitivas. Liderado por Filipa Pinto Coelho, presidente da Direção da Associação VilacomVida, conta com o apoio da Fundação Santander Portugal.

Café Joyeux Portugal

Veja aqui a reportagem que fizemos em parceria com a Cofina sobre o Café Joyeux.

A missão do SEMEAR é a plena inclusão de todas as pessoas com deficiência, proporcionando-lhes uma formação profissional e um desenvolvimento pessoal e social adequados, a partir das suas imensas potencialidades, minimizando as suas limitações e incentivando ao máximo a sua autonomia.

SEMEAR

A missão do SEMEAR é a plena inclusão de todas as pessoas com deficiência, proporcionando-lhes uma formação profissional e um desenvolvimento pessoal e social adequados. A partir das suas imensas potencialidades, minimiza as suas limitações e incentiva ao máximo a sua autonomia.

O SEMEAR trabalha com pessoas com deficiência e com as suas famílias no sentido de estabelecer pontes entre estas, o Estado e as empresas. Desta forma, estas últimas podem dispor de colaboradores profundamente empenhados e motivados, focados em dar o seu melhor, dia a dia.

Estabelecemos uma rede de parcerias que integra famílias, empresas, entidades públicas (autarquias), agentes educativos, técnicos especializados e a população em geral. Assim, conseguimos que o melhor de cada um seja colocado ao serviço de todos, como acontece, por exemplo, no caso do voluntariado individual ou corporativo.

A Fundação Santander Portugal apoia o SEMEAR em situações específicas, como a venda solidária de cabazes de Natal.

Terra dos Sonhos

A Terra dos Sonhos tem o objetivo de promover o bem-estar de crianças, jovens e adultos. A sua ação é posta em prática através de três programas distintos: Sonhos Transformadores, Oficina do Sonho e WeGuide. São cuidadores que acreditam não haver impossíveis e facilitam todas as dimensões do bem-estar e da saúde – mental, física, emocional, relacional e espiritual.

O apoio da Fundação Santander Portugal à Terra dos Sonhos concretiza-se através do projeto WeGuide. Esta iniciativa pretende melhorar a qualidade de vida e promover o bem-estar de pessoas com doença crónica grave, e dos seus cuidadores. Materializa-se através da atuação de um Guia em Saúde, profissional que tem como função acompanhar o doente ao longo de doze meses. Tem como premissa uma comunicação autêntica e inclusiva, e visa sempre a capacitação do doente, ou do seu cuidador informal para a autogestão da doença, potenciando uma maior humanização do sistema.

A Fundação Santander Portugal apoia o Centro Juvenil da Associação Padre Amadeu Pinto, que atua junto de jovens do Monte da Caparica e Pragal.

Centro Juvenil Padre Amadeu Pinto

A Fundação Santander Portugal apoia o Centro Juvenil da Associação Padre Amadeu Pinto. Este projeto tem como objetivo a prevenção e o acompanhamento de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade e perigo. A iniciativa apoia crianças e jovens de contextos socioeconómicos desfavorecidos, as suas famílias e comunidades, promovendo os direitos humanos e sociais e o desenvolvimento integral.

Emergência Social

Nesta nova edição do Donativo Teams, os Colaboradores voltam a selecionar projetos de responsabilidade social meritórios do apoio da Fundação.

Donativo TEAMS

Em 2022, a Fundação Santander Portugal lançou uma nova edição do Donativo Teams.

Educação, ambiente e bem-estar social. São estas as principais áreas de intervenção das quatrocentas candidaturas – mais do dobro das recebidas nas edições anteriores – submetidas pela Área Comercial ao “Donativo Teams”. As candidaturas são agora submetidas a um processo de seleção por parte de uma consultora externa e um júri. Os 15 projetos finalistas são apresentados aos Colaboradores, que escolhem quem vence os quatro prémios e as cinco menções honrosas. No total, foram entregues 40 mil euros a nove IPSS, que se fizeram representar na Cerimónia de Entrega de Prémios no Auditório do Centro Santander, em Lisboa.

A cerimónia contou com a presença de Pedro Castro e Almeida, CEO do Santander Portugal, e Inês Oom de Sousa, presidente da Fundação Santander Portugal.

Apesar de adiada devido às fortes chuvas que se fizeram sentir no inicio do mês de janeiro, a cerimónia contou com mais de cem pessoas na audiência, todas unidas pela Responsabilidade Social e pelo espírito de Solidadariedade que o Donativo Teams queria – e conseguiu – criar. Foi uma manhã muito bem passada, na companhia de parceiros e colaboradores, e que contou com um pequeno cocktail onde a descontração foi evidente. Houve também tempo para networking entre todos, e a certeza de que a iniciativa é para repetir.

A Fundação Santander, através do Santander Universidades, acaba de lançar Bolsas para refugiados ucranianos poderem frequentar um curso de português na Universidade Aberta.

Família Santander junta famílias ucranianas

Temos apoiado o povo ucraniano de diferentes formas. Também é por toda esta atuação que fomos premiados pela Euromoney como o “Melhor Banco em Responsabilidade Corporativa” nos seus “Awards for Excellence 2022”.

1. Em parceria com a Paróquia do Campo Grande organizámos uma viagem para trazer perto de 180 refugiados ucranianos da Polónia para Portugal;
  1. Em conjunto com a Universidade Aberta disponibilizámos 500 bolsas para um curso de português;
  1. Juntámo-nos à UNICEF, às fundações da EDP em Portugal e em Espanha e à Escuela Supeiror de Música Reina Sofia para um concerto de angariação de fundos a favor das crianças vítimas da guerra;
  1. Criámos um fundo para apoiar os refugiados ucranianos em Portugal. Recebeu donativos de 1 300 colaboradores, sendo que o banco duplicou o montante angariado, alcançando um donativo total de 68.000€. A nossa presidente, Inês Oom de Sousa entregou o donativo à Cruz Vermelha Portuguesa.

Campanha Todos Juntos

O Santander e mais nove bancos do sistema financeiro português associaram-se nesta iniciativa de solidariedade centrada no apoio alimentar às famílias mais desprotegidas. Sob o lema #TodosJuntos, a iniciativa mobilizou recursos financeiros para apoiar organizações com capacidade para chegar de imediato às pessoas que enfrentam as maiores dificuldades.

Campanha Nunca Desistir

O Santander foi parceiro da campanha “Nunca Desistir”, promovida pela LAPS Foundation. Esta iniciativa mobilizou os portugueses a angariar fundos para alimentar as famílias que precisaram de apoio durante a pandemia. O valor angariado pela campanha solidária ultrapassou os 500.000€.

A campanha foi criada pela Independent Ideas e suportada pela LAPS Foundation, representada em Portugal por Joana Lemos. O objetivo é pretende mobilizar os portugueses a angariar fundos para apoiar quem mais precisa neste contexto de emergência nacional.

O Banco irá doar ainda 50.000€ (25.000€ à Cruz Vermelha Portuguesa e 25.000€ à Rede de Emergência Alimentar). São também disponibilizados serviços bancários para apoiar a recepção dos donativos, tendo os portugueses quatro formas de o fazer:

• por MB Way;
  • transferência bancária;
  • referência multibanco;
  • chamada de valor acrescentado.

Os fundos angariados são distribuídos pela Cruz Vermelha Portuguesa e pela Rede de Emergência Alimentar para ajudar as famílias fragilizadas pela crise do Covid-19.

A campanha arranca hoje, dia 12 de Abril, contando com a participação de várias figuras públicas. Com o mote ‘Nunca Desistir’, a imagem da campanha dá protagonismo à máscara de protecção, que já se tornou um símbolo de todo o esforço e dedicação para combater a pandemia.

O Santander criou uma página com todas as informações sobre a campanha – Santander Nunca Desistir, estando também a promovê-la nas suas redes sociais: facebook, instagram, twitter e linkedin e com as hashtags #nuncadesistir #santander #nevergiveup.

O Santander tem vindo a apoiar e a desenvolver vários projectos de ajuda à comunidade no âmbito da sua política de Banca Responsável, focando-se neste contexto actual em acções destinadas a combater o coronavírus.

Em Portugal, o Banco já autorizou mais de 600 mil euros para aquisição de material hospital. O valor será usado para aquisição de ventiladores, sistemas de análises e equipamentos de protecção individual.

Fonte: dnoticias.pt (com alterações)

Vamos dar sangue com o coração

O Santander lançou em 2021 uma campanha de recolha de sangue, em parceria com o Instituto Português do Sangue e da Transplantação e com três hospitais locais. Sob o lema “Santander Dá Vida”, esta campanha, que decorreu em seis cidades do País, contribuiu para aumentar as reservas de sangue no país, dando resposta a uma crescente necessidade originada pela Covid-19.

O Banco tem vindo a apoiar vários projetos na área da Saúde, que possam impactar
diretamente na solução da pandemia ou na redução dos seus efeitos. Em 2020, o Santander
disponibilizou cerca de 1 milhão de euros para a investigação, aquisição de material
hospitalar e apoio aos setores mais vulneráveis da sociedade.
Esta iniciativa enquadra-se no elevado compromisso que o Santander assumiu em matéria de
Banca Responsável, atuando em áreas onde a sua atividade pode ter um maior impacto e
contribuir para o desenvolvimento das pessoas e das empresas.

Ambiente

Apoiamos desde a sua primeira edição o Greenfest Portugal, o maior festival de sustentabilidade do país, que assinala o que de melhor se faz no âmbito da sustentabilidade nas suas vertentes social, económica e ambiental.

Greenfest Portugal

O Greenfest, o maior evento de sustentabilidade em Portugal, conta já com 15 anos de existência. Ao longo deste tempo somámos histórias, ideias, inspiração, inovação e amizades. Reunimos alguns dos melhores momentos desta caminhada que temos feito juntos para a construção de uma casa, um país e um planeta mais sustentáveis. Nesta edição do Greenfest Carcavelos, podes juntar-te a nós presencialmente assistindo e participando nas diversas atividades que teremos a acontecer exclusivamente na Nova SBE. Também podes acompanhar o Greenfest Carcavelos acedendo a conteúdos exclusivos do Palco Digital e assistir às sessões do Palco Fundação Santander!

Nos 15 anos do Maior Festival de Sustentabilidade do País, festejamos mais um ano o Greenfest Carcavelos na Universidade Nova SBE já nos próximos dias 23, 24 e 25 de Setembro!

O Greenfest é este ano ainda mais PLURAL, INTERGERACIONAL E DINÂMICO, investindo num programa para diferentes e variados públicos-alvo potenciando experiências transformadoras.

Reinventámo-nos, e, todos os eventos serão em formato híbrido (presencial & Online), o que permite acompanhares o nosso festival em ambos os formatos.”

O Santander Portugal desenvolveu diversas iniciativas de reflorestação, como a plantação de 2.000 árvores no Pinhal de Leiria, com a participação de voluntários do Banco, ou a iniciativa de substituir as árvores de Natal artificiais dos balcões e dos serviços centrais por pequenas árvores naturais, que são depois plantadas.

Plantação de árvores

O Santander Portugal tem o ambiente como uma das suas principais prioridades. Ao longo dos anos, temos vindo a implementar várias medidas nesse sentido, como, por exemplo, as iniciativas de reflorestação. Exemplo disso foi a plantação de 2.000 árvores no Pinhal de Leiria, com a participação de voluntários do Banco. Noutra ocasião, desenvolvemos uma iniciativa para substituir as árvores de Natal artificiais dos Balcões e dos Serviços Centrais por pequenas árvores naturais, que serão plantadas depois da época festiva.

Queremos conhecer o seu projeto