600 bolsas para cursos de sustentabilidade dirigidos às PME

A Fundação Santander financia 100% das bolsas de sustentabilidade. O BCSD Portugal dá formação e garante conteúdos.

23/03/2023

A Fundação Santander financia bolsas na totalidade, ao passo que o BCSD Portugal dá formação e garante conteúdos.

Estão abertas as candidaturas para as 600 Bolsas ESG criadas pela Fundação Santander em parceria com o BCSD (Business Council for Sustainable Development) Portugal. Os cursos de sustentabilidade destinam-se a todos os profissionais que queiram saber mais acerca do conceito de ESG (EnvironmentalSocial Governance) – isto é, da vertente ambiental, social e do governo do “negócio” – e de como fazer para tornar a sua empresa mais sustentável nestas três áreas.

“São bolsas de sustentabilidade para capacitar as empresas e os seus empregados em tudo o que tenha a ver com estes temas”, do ESG, explica Inês Oom de Sousa, presidente da Fundação Santander Portugal, ao Dinheiro Vivo. “Queremos que eles conheçam quais são os principais conceitos e os desafios, quais são os riscos e oportunidades para as várias empresas nos vários setores, como é que as várias dimensões da sustentabilidade – que no fundo é o peopleprofitpurpose planet -, como é que eles conseguem, de facto, ter iniciativas para ir ao encontro destes objetivos de sustentabilidade”, frisou a responsável.

Os cursos de sustentabilidade são ministrados online, ao longo de três semanas, e têm três níveis – cada um com oito horas.

“A ideia deste programa é garantir que as PME portuguesas têm acesso a capacitação para poderem, através de seus colaboradores, ganhar competências na área da estratégia para a sustentabilidade e garantir que os seus modelos de negócio se tornam o mais sustentável possível”, avançou por sua vez Tiago Carrilho, diretor de Formação da BCSD Portugal, entidade responsável pela formação e qualidade dos conteúdos das “aulas”.

Um dos objetivos-chave é que, no final do programa, os participantes conheçam os principais conceitos que estão na origem da sustentabilidade empresarial, além de conseguirem identificar riscos e oportunidades, e definir e introduzir o fator sustentável como estratégia da empresa.

Fonte: Dinheiro Vivo (com alterações)