Católica-Lisbon, Fundação Santander e Galp assinam protocolo para promoção de projeto de inovação social

Pretendemos apoiar o desenvolvimento, a produção e a difusão de conhecimento e projetos nas áreas da inovação social e da mudança sistémica.

27/10/2022

A Católica Lisbon School of Business & Economics anunciou a assinatura de um protocolo com a Galp e a Fundação Santander Portugal que, durante 3 anos, vão apoiar o Católica-Lisbon Yunus Social Innovation Center, que tem como objetivo apoiar o desenvolvimento, a produção e a difusão de conhecimento e projetos nas áreas da inovação social e da mudança sistémica.

A instituição explica em comunicado que faz parte de uma rede internacional criada por Muhammad Yunus, Prémio Nobel da Paz em 2006, que já teve impacto em 47 milhões de pessoas em todo o mundo.

Este projeto pretende promover e disseminar a Inovação Social como ferramenta para a resolução de problemas sociais e ambientais. O foco centra-se em Portugal, mas há possibilidade de ser alargado além-fronteiras. Para além disso pretende apoiar e dinamizar as iniciativas de negócios sociais e outros modelos de inovação social; fomentar a ligação e trabalho conjunto entre empresas e negócios sociais ou outros modelos de intervenção baseados na inovação social e desenvolver iniciativas de formação e capacitação para a inovação social.

“Acreditamos que a resolução dos problemas complexos da nossa sociedade requer a participação das empresas e o desenvolvimento de modelos inovadores de negócios com impacto social. O desenvolvimento do Yunus Social Innovation Center em parceria com a Fundação Santander Portugal e a Galp visa desenvolver conhecimento e programas que tornem esta visão possível”, diz Filipe Santos, Dean da Católica-Lisbon.

Para Inês Oom de Sousa, Presidente da Fundação Santander Portugal, “esta parceria faz todo sentido, porque partilhamos o objetivo fundamental de apoiar e desenvolver projetos com elevado impacto social e económico, contribuindo para reduzir as desigualdades.”

Já Ana Casaca, Diretora de Inovação da Galp afirma que, “desde muito cedo entendemos que não será só com tecnologia que alcançaremos esses objetivos, porque para que a transição energética seja justa e inclusiva, a inovação social será fundamental no desenvolvimento de mecanismos e modelos de negócio que façam chegar essa tecnologia e os seus benefícios a toda a sociedade”.

Fonte: Executive Digest, 27/10/2022