Contas À Vista

16/03/2023

O primeiro projeto Contas à Vista, que decorreu no ano letivo 2022/2023, abrangeu mais de 1000 alunos. Por isso, não queremos ficar por aqui: no próximo ano letivo, queremos chegar a 95 turmas e 1900 estudantes.

O Contas à Vista faz parte da estratégia da Fundação Santander Portugal para a Educação, que passa pela área da Literacia Financeira. As turmas englobam alunos do Ensino Secundário, cujas idades vão dos 15 aos 17 anos. O projeto assume assim uma elevada importância na entrada na vida adulta e universitária.

Ao longo do ano letivo transato, foram realizados quatro cursos com destaque para temas como a entrega do IRS, a diferença entre valores líquidos e brutos, o processo de abertura de conta ou a atribuição de crédito à habitação aos alunos, que receberam os nossos voluntários com muito entusiasmo.

Em simultâneo, este ano letivo a Fundação realizou um piloto para testar a implementação do projeto com recurso a voluntários do Banco. Quatro colaboradores aceitaram o desafio de integrar este projeto-piloto, sobre o qual sabiam muito pouco. Um mês depois da primeira edição ter chegado ao fim, mostram-se satisfeitos – e com vontade de repetir a experiência junto de novos Colaboradores.