Leonor Beleza vence o Prémio Universidade de Coimbra 2023

Leonor Beleza foi escolhida pelo júri do Prémio, que conta com a presidência do Reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão – e a vice-presidência da presidente da Fundação Santander Portugal, Inês Oom de Sousa.

16/03/2023

O prémio, que conta com o apoio da Fundação Santander Portugal, é entregue oficialmente a 1 de março, durante a sessão comemorativa do 733.º aniversário da Universidade de Coimbra. Leonor Beleza sucede, assim, a António Guterres, secretário-geral das Nações Unidas, que ganhou o Prémio no ano passado.

Leonor Beleza foi a escolhida pelo júri do Prémio, que conta com a presidência do Reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão, e a presidente da Fundação Santander Portugal, Inês Oom de Sousa.

“Com uma carreira invulgar, Leonor Beleza é um exemplo de constante superação e transversalidade, tendo exercido cargos e desempenhado funções em todas as áreas contempladas no Prémio: cultura, economia e gestão, ciência e inovação. Distingue-se, de forma inequívoca, num dos principais fundamentos da atribuição do prémio, o apoio ao desenvolvimento das pessoas, das famílias, das empresas e das comunidades. São razões mais do que suficientes para receber o Prémio Universidade de Coimbra, o Diploma e a Bolsa de Investigação Santander”, afirma a Presidente da Fundação Santander Portugal, Inês Oom de Sousa, vice-presidente do júri.

“É com muito gosto que anuncio que a doutora Leonor Beleza é a vencedora do Prémio Universidade de Coimbra 2023. Notável servidora da causa pública por mais de quatro décadas, a nossa premiada deste ano é um exemplo ímpar de dedicação a causas tão estimadas pela UC como a saúde, a investigação científica e a transferência de conhecimento para a sociedade. Sendo igualmente um modelo de empenho em prol da inclusão e da igualdade, capaz de olhar para além da linha do Horizonte (tão apropriadamente o tema da Semana Cultural da UC este ano), Leonor Beleza enquadra-se justamente na lista de ilustres figuras que venceram este galardão desde 2004″, afirma o Reitor da UC, Amílcar Falcão, que preside ao Júri do Prémio.

É presidente da Fundação Champalimaud desde a sua criação, em 2004, por desígnio do fundador, António de Sommer Champalimaud. Acumula estas funções com a presidência da EPIS – Empresários pela Inclusão Social.

O Prémio Universidade de Coimbra, criado em 2004, tem o valor de 25 mil euros, dos quais 10 mil euros são entregues diretamente ao vencedor. Os restantes 15 mil euros integram uma Bolsa de Investigação Santander, também atribuída, neste caso, a Leonor Beleza, para apoiar o desenvolvimento de um projeto específico.

Esta distinção é atribuída anualmente a uma personalidade de nacionalidade portuguesa de inequívoco valor percebido na sua área profissional – das áreas da cultura, economia e gestão e/ou ciência e inovação, que se tenha distinguido no ano transato no apoio incondicional ao desenvolvimento das pessoas, famílias, empresas e comunidades, promovendo um crescimento inclusivo e sustentável da sociedade.

Leonor Beleza nasceu no Porto a 23 de novembro de 1948 e é licenciada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, onde foi Professora Assistente. Exerceu o cargo de Presidente do Conselho Geral da Universidade de Lisboa entre 2013 e 2021 e foi secretária de Estado da Presidência do Conselho de Ministros (1982-1983), depois da Segurança Social (1983-1985) e ministra da Saúde (1985-1990). Leonor Beleza desempenhou também funções de deputada e de Vice-Presidente da Assembleia da República entre 1991-1994 e 2002-2005. Atualmente, integra o Conselho de Estado.

Mais informações e a lista dos vencedores das edições anteriores estão disponíveis em uc.pt/premiouc.