myMentor

A área metropolitana da Grande Lisboa vai testar um projeto piloto com a plataforma portuguesa myMentor, desenvolvida pela Associação Better Future em parceria com o IEFP, para aumentar competências de gestão de carreira e empregabilidade.

16/03/2023

O myMentor surge para fazer face à instabilidade do mercado laboral. Através de uma plataforma especializada, este projeto ajuda na procura de emprego, na preparação para o mercado de trabalho, na atualização de competências e na mudança de rumo profissional. Este projeto tem como público alvo desempregados, trabalhadores com trabalho precário e baixas qualificações, jovens e/ou adultos que estejam a ingressar no mercado laboral e quem queira evoluir na sua profissão e/ou rever os seus objetivos profissionais.

A plataforma disponibiliza questionários que permitem fazer uma avaliação de competências profissionais, sistematizando as competências desenvolvidas, as que necessitam de desenvolvimento e explorando possibilidades formativas para adquirir competências em falta. Há também uma área que permite ao utilizador avaliar as suas competências de empreendedorismo.

O myMentor permite aceder a informação atualizada diariamente sobre as profissões com mais ofertas de emprego em Portugal, através da análise e recolha em várias plataformas de emprego online. As oportunidades de emprego estão organizadas por profissão, localidade e data de publicação.

Este site permite ainda aceder à descrição de cerca de 3.000 profissões, com as competências e conhecimentos que lhe são associados, e disponibiliza informação acerca de 10.000 competências e uma base de dados com mais de 10.000 cursos e formações associados a competências. A plataforma indica quais as formações mais apropriadas para as competências necessárias.

A myMentor é uma plataforma totalmente portuguesa, com apoio do Portugal 2020, através dos Programas CRESCAlgarve 2020 e Lisboa 2020, ao abrigo da Iniciativa Portugal Inovação Social.

Criada pela Associação Better Future, conta com a parceria do Instituto de Emprego e Formação Profissional e da Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional.

Aceda aqui à plataforma myMentor.

Fonte: Portugal 2020 (com alterações)