A Orquestra Sem Fronteiras

A missão da OSF é fundamentalemtne manter, na zona de fronteira, um programa de música regular de qualidade na área da música clássica.

04/01/2023

Somos parceiros da Orquestra Sem Fronteiras (OSF) na sua missão de manter na zona da Raia um programa musical regular de qualidade na área da música clássica, através de uma orquestra constituída por músicos de ambos os lados da fronteira.

O objetivo é apoiar e fixar o talento jovem no interior do país, combatendo o abandono do ensino da música e premiando o mérito académico. Desde o início que estamos com a OSF, que tem Martim Sousa Tavares como maestro e diretor-geral.

Através deste projeto, podemos perceber como é que a OSF se apresenta em dezenas de localidades, sobretudo no interior raiano. É lá que oferece concertos, palestras, ensaios abertos e outras acções de pedagogia e introdução à música às populações locais.

No sentido de aprofundar o seu impacto, a Orquestra Sem Fronteiras desenvolve projectos anuais de música em comunidade, privilegiando a ligação a comunidades, escolas e outras realidades sociais no interior do nosso país.

Por último, a OSF promove valores de cooperação e integração transfronteiriça. É assim que junta, lado a lado, músicos portugueses e espanhóis, numa programação que está representada de ambos os lados da fronteira.

No seu todo, a OSF tem como matriz a criação de oportunidades de participação e fruição cultural. Através da sua atividade, a Orquestra pretende fortalecer o ecossistema social, económico e cultural do nosso país e contribuindo para a diminuição das assimetrias geográficas.

Pelo reconhecimento da importância da sua missão, a OSF tem desde 2019 o estatuto de utilidade pública cultural.

Em 2022, a Orquestra venceu o Prémio Carlos Magno para a Juventude, o mais importante prémio europeu para a juventude, promovido pelo Parlamento Europeu. Na corrida ao primeiro lugar estavam outros 454 candidatos de todos os estados-membros da União Europeia.

No mesmo ano, a OSF venceu também o Prémio Carlos Pontes de Leça da Fundação Mirpuri, e obteve uma menção honrosa no Prémio Portugal Justo, da Fundação António Manuel da Mota.

Desde que foi criada, em Março de 2019, a OSF já se apresentou em mais de uma centena de ocasiões. Apoia mais de 250 jovens músicos e chega a vários milhares de pessoas em zonas de baixa densidade populacional.

.