Teach for Portugal

O Teach For Portugal é uma organização portuguesa sem fins lucrativos que pertence à rede internacional Teach For All.

Através do trabalho de mentores, cuja ação complementa o trabalho desenvolvido por professores em ambiente de sala de aula. Este projeto pretende diminuir a desigualdade educativa e proporcionar a todas as crianças a oportunidade de atingirem o seu máximo potencial.

O apoio da Fundação Santander Portugal ao Teach For Portugal realiza-se através da mentora Ana Vaz na Escola Secundária Marquesa da Alorna, em Lisboa, que a equipa da Fundação visitou neste vídeo. Mais tarde, dedicámos-lhe também um episódio da série Transformar Vidas, que realizámos em parceria com a Cofina.

Contribuir para a educação como elevador social e promover a inclusão são dois dos pilares da Fundação Santander. Enquanto ativadora e parceira deste programa, a nossa ação contribui para esbater assimetrias e permitir que cada aluno possa atingir o máximo potencial, transformando a nossa sociedade num espaço mais instruído e a economia mais saudável. Nas palavras de Ana Vaz, “ao investir na educação está a investir num investimento com retorno.”

A título pessoal, “o apoio da Fundação Santander é o que me permite, através da Teach For Portugal, estar na escola. E estar na escola é estar perto dos problemas dos alunos, dando um contributo que se reflete na escola, e na sociedade”.

Apoiar financeiramente o programa e apostar nesta mentora que pretende ser melhor todos os dias, comprometendo-se com um dos setores mais desafiantes do país, é transformar uma vida que, por sua vez, transformará muitas outras. Hoje, na Escola Básica Marquesa da Alorna. Amanhã na prossecução de uma carreira na inovação, responsabilidade e justiça social.